segunda-feira, 19 de abril de 2010

RELATÓRIO DA ASSEMBLEIA DIOCESANA DA PJMP


DIOCESE DE SOBRAL
COMISSÃO PARA O LAICATO
SETOR JUVENTUDE
RELATÓRIO DA ASSEMBLEIA DIOCESANA DA PJMP
17 e 18 de abril, Forquilha






A Assembleia Diocesana da PJMP foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, na Escola Elza Goersch, na cidade de Forquilha, com a participação de 36 jovens representando as Paróquias de Massapê (Comunidade da Meruoquinha), Patrocínio, Ressurreição (Comunidade do Pé de Serra – Cedro), Pacujá, Bela Cruz, Paróquia da Sé e Forquilha. A assembleia contou também a participação de Fabricio, que representando a Coordenação Diocesano de Pastoral, que durante a assembleia, deu auxilio em alguns momentos para o bom andamento da mesma.
A assembléia teve início com um momento de acolhida e credenciamento dos participantes, logo após, foi feita uma mística da manhã, onde os participantes foram convidados a visualizarem num ambiente que foi preparado, algumas palavras que simbolizavam sinais de vida e de morte junto a juventude, cada participante pegou uma palavra e com a mesma expressão qual sua expectativa com a Assembleia e o sentindo que aquela palavra tinha para ele. Na exposição das expectativas foi destacado o seguinte: momento de renovar nossa caminhada, de fazer novas amizades, de seguir o projeto de Jesus, de estar junto aqueles que precisam de nossa ajuda, de não fechar os olhos para o sofrimento da pessoas, de fortalecer a militância, de conhecer algo novo, de trocar experiências, de assumir o compromisso com a Igreja.
Após o momento de mística, Reinaldo – Coordenador Diocesano da PJMP e Articulador do Setor Juventude, fez a abertura oficial da Assembleia, apresentando o conograma da mesma e o seu objetivo. Durante a abertura oficial foi dado enfoque a tema da Assembléia: Juventude em marcha, seguindo os passos de Jesus. Em seguida foi feita a apresentação dos participantes por meio de uma dinâmica.
Dando a continuidade, foi dada a palavra a Chiquinho – Assessor Diocesano da PJMP e Assessor Regional do Setor Juventude do RNE 1, que deu início ao estudo sobre o Seguimento de Jesus de Nazaré tendo como base o Documento 85 (Evangelização da Juventude, Desafios e perspectivas pastorais). Chiquinho expôs a importância do documento, por ser, um marco legal instituído pela Igreja, para a se trabalhar a evangelização de forma mais objetiva. Chiquinho apresentou uma linha histórica de como a Igreja no Brasil passou a reconhecer a importância de direcionar uma atenção maior à juventude, relatando que foram realizados vários momentos com intuito de criar uma maior aproximação à prática exercida pelas pastorais de juventude (PJMP, PJ, PJR e PJE). Após situar o trabalho das pastorais de juventude, Chiquinho repassou o que é o Setor Juventude, socializando como foi a Assembleia Regional do Setor Juventude, realizada nos dias 09, 10 e 11 de abril, em Fortaleza, que resultou na criação de um documento com diretrizes sobre o setor a serem assumidas pelas Dioceses do Regional. O estudo foi se aprofundando apresentando qual é o olhar que a Igreja tem sobre os jovens, sobretudo, sobre sua atuação, reconhecendo-os enquanto profetas do hoje. Tomando como base o estudo, Chiquinho conduziu umaressonância do que foi estudado, comparando a realidade da Diocese de Sobral, o que resultou na avaliação do modelo que estará sendo assumida na Diocese de acompanhamento a juventude, por meio da criação do Setor Juventude, que tem como Padre referencial, Pe. Marcones. Chiquinho reforçou a importância da PJMP continuar apoiando a implantação do setor, mas tendo a consciência de que somos parte do mesmo assim como as outras pastorais, organismos e movimentos devem ser.
Após o intervalo do almoço, foi exibido o filme Anel de Tucum, que retrata fielmente o compromisso com uma Igreja Libertadora e que assumi a opção preferencial e evangélica pelos pobres e pela juventude. Chiquinho apresentou algumas orientações práticas sobre o Setor Juventude tendo como base o documento que foi criado na Assembleia Regional Setor Juventude. Chiquinho também repassou como está organizada a nível nacional e regional a PJMP, sendo que em nosso regional a PJMP segue o seguinte organograma:






ORGANOGRAMA DA COMISSÃO REGIONAL DA PJMP

Logo após, Dorinha e Josifram fizeram uma exposição sobre a trajetória da PJMP na Diocese de Sobral, que foi utilizado para se ter uma base no debate foi realizado sobre a organização da PJMP no momento atual em nossa Diocese. O momento do debate sobre a organização, foi importância para direcionar como seria feito o planejamento e fortalecimento da coordenação. Foi feito uma divisão em grupos, onde os mesmos deveriam construir sugestão para a organização da PJMP e ações a serem priorizadas no ano de 2010. Foi acordado que a apresentação do resultado dos grupos fosse feita na manhã do dia seguinte.
Buscando ainda trabalhar o tema da assembleia, foi feito um momento de mística durante a noite, que contou com iluminação bíblica do livro do Exôdo 3, 1,11. Na oportunidade os jovens foram convidados a refletir sobre o chamado que Deus faz ao jovem, para anunciar a boa-nova e denunciar as injustiças presentes em nosso mundo. O momento foi finalizado com a entrega simbólica de um anel de tucum a todos os participantes como símbolo do compromisso junto a juventude.
O segundo dia de Assembleia contou com participação dos jovens na Celebração da Santa Missa, na Paróquia de São Francisco, logo após foi servido um café da manhã e dado continuidade aos trabalhos.
Reinaldo conduziu um estudo sobre a CAMPANHA NACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE JOVENS, apresentando como a campanha foi idealizada e seus objetivos. A campanha surgiu como fruto da 15ª Assembleia Nacional das Pastorais de Juventude do Brasil, realizada de 21 a 25 de maio, em Samambaia, DF. Na oportunidade construído as linhas gerais da campanha que foi lançada oficialmente em novembro de 2009, em Itatinga e terá uma duração de três anos. Na diocese de Sobral a campanha foi lançada no Dia Nacional da Juventude, realizado na cidade de Pacujá, em outubro de 2009. Estão sendo realizados encontro de formação da campanha por comunidades e regiões, o objetivo é que até o final do primeiro semestre de 2010, todas as regiões pastorais recebam a formação. No planejamento será definido como será feito estes momentos de formação.
Logo após foi dado inicio a apresentação dos grupos que se reuniram no dia anterior, que resultou em algumas sugestões, que depois de avaliadas, debatidas e modificadas, foram aprovadas como prioridades para o ano de 2010. Ficando da seguinte forma as prioridades:

PRIORIDADES PARA 2010
Após o planejamento foi feita discussão sobre o fortalecimento da organização da PJMP da diocese, foi priorizado fortalecer a coordenação por meio da criação de uma coordenação ampliada que auxiliará o coordenador até abril de 2011, onde em assembleia será escolhido o novo coordenador. A composição da coordenação ficou a seguinte: Coordenador – Reinaldo; Coordenação ampliada - Joel, Angélica, Toinha, Enágio, Jander, Berg e Wagner, Socorro; Assessor do coordenador – Chiquinho, Assessor Espiritual – Dinis, Assessora de Missão – Dorinha. Foram indicados nomes para participarem da coordenação ampliada a após uma possível consulta, foram indicados: Francisco, da Paróquia de Moraújo, Ir. Antonieta, Ir. Edvanir e Ir. Suzana. Foi deliberado junto a coordenação ampliada que a primeira reunião será realizada no dia 07/05, na sala da Cáritas Diocesana, tendo como ponto de pauta a calendarização da atividades e estudo. Foi dado a sugestão da coordenação se reunir em julho, antes das Missões Jovens, que serão realizadas na Paróquia de Moraújo como forma de preparação para o Dia Nacional da Juventude, foi dado a sugestão de que as missões sejam realizadas no mês de agosto, em função de ser um mês vocacional. A equipe também irá calendarizar os encontros por regiões pastorais, a metodologia do Dia Nacional de Oração (DNO), que será realizado no dia 09 de julho, com subsídio que será encaminhado para as Paróquias e o Dia Nacional da Juventude, que será realizado no dia 25 de outubro, na Paróquia de Moraújo.
Durante a assembleia foi indicado nomes para participar da I Etapa da Escola Nacional de Formação da PJMP, que será realizada nos dias 18 a 15 de julho, em Goiânia. Os nomes indicados foram Dinis, Josifram e Wagner, como a Diocese só tem no momento direito a uma vaga, será negociada junto ao nacional a participação dos outros dois jovens. Também foi motivado a participação dos jovens no Encontro Diocesano do Setor Juventude que será realizado nos dia 02, 03 e 04 de julho, no CETRESO. A região pastoral da sede realizará nos dias 15 e 16 de maio, uma Acampamento Diocesano da Juventude, na comunidade da Meruoquinha, Paróquia do Massapê.
O encontro foi finalizado com um momento de agradecimento aos jovens da Paróquia de Forquilha, que auxiliaram na organização da assembleia e com um momento de oração, seguido do envio dos jovens.

0 comentários: